COREES

As cores possuem uma influência muito forte sobre as emoções humanas. Elas despertam sensações e sentimentos que ativam nossas percepções e seus efeitos são compreendidos não apenas visualmente, mas também psicológica e simbolicamente.

O cérebro, por exemplo, assimila primeiro a cor antes mesmo de identificar a forma, textura do objeto. Dependendo da sua temperatura elas podem despertar diferentes interpretações e reações, podendo ser positivas ou negativas.

Essa influência das cores pode não ser notada com facilidade, mas as reações psicológicas são enormes. A Coca-Cola, por exemplo, usa o vermelho vibrante nas embalagens para remeter quem observa ao calor, já o branco do logotipo é responsável pela sensação de frescor. As duas cores juntas levam o observador a sentir calor, sede e uma vontade enorme de se refrescar com enorme gole do refrigerante.

coca-cola

De fato, a cor é o elemento mais poderoso na fotografia. A sua presença nas composições fotográfica representa muito mais do que se pensa. Muitas vezes, além do sentimento, as cores são responsáveis por uma identidade cultural e, com isso, as várias interpretações.

A Interpretação e a Influência das cores

Todas as cores possuem uma interpretação, sensações e sentimentos associados. A comunicação das cores com o observador depende da sua cultura, mas algumas cores tem um senso comum.

  • As cores claras são percebidas como mais amigáveis, informais;

cores_claras

  • As cores vivas passam uma mensagem de energia, entusiasmo, diversão;

cores_vivas

  • As cores escuras são percebidas como mais autoritárias, fortes, dramáticas;

cores_escuras

  • As cores opacas enviam uma mensagem de conservadorismo e às vezes até timidez;

cores_opacas

  • As cores intermediárias são clássicas e neutras;

cores_intermediarias

  • As cores claras, vivas e quentes “avançam” ao olhar;

cores_cvq

  • As cores escuras, opacas e frias retrocedem o olhar.

cores_eof

As Cores na Composição

Na hora em que o fotógrafo está compondo uma fotografia, entender de cores é fundamental. Afinal, a combinação dessas cores pode gerar boas sensações ou conflitos negativos. Entre tantas combinações possíveis de cores, algo fundamental para não errar na combinação harmônica é o círculo cromático. Mas nada melhor que bom senso para criar e acertar na combinação.

  • Círculo Cromático

Com a ajuda da figura abaixo, conseguimos ver algumas combinações de cores opostas e muito usadas em diversas propagandas:

cores-complementares1Essas cores são opostas no círculo cromático, e uma cor quente complementa uma cor fria. Usar duas cores opostas (complementares) é quase sempre garantia de uma boa foto!

  • As cores estão divididas em:

cores-complementares-e-analogas

– Cores monocromáticas: é a mesma cor misturada com branco, cinza ou preto, são as matrizes e tonalidades da mesma cor. Essa combinação é de baixo contraste.

– Cores análogas: é uma combinação de cores vizinhas na roda das cores. Essa combinação é de médio contraste.

– Cores complementares: são combinações de cores que se misturadas uma na outra, se neutralizam e se colocadas um ao lado da outra, se realçam. Para encontrar a cor complementar é só buscar a cor oposta na roda das cores.

Cores Predominantes

As cores predominantes nas composições fotográficas tornam-se a identidade da fotografia. No caso dos retratos, essas cores precisam entram em harmonia tanto com o retratado, como também com o restante dos elementos do retrato (roupa, cenário, cabelo, maquiagem).

É nesta captura e identificação de cores predominantes que é possível reconhecer as sensações e efeitos que o fotógrafo quer transmitir em suas fotografias.

EX: Cores predominantes e as sensações/efeitos que transmitem:

composicao_cores_1

Escolha um bom assunto para ser fotografado com uma composição simples que tenha cores que trabalham bem juntas. Lembre-se fotografia tem muito de gerar sentimento e se você souber utilizar corretamente as cores nas suas fotos, sem dúvida, elas melhorarão muito!

As cores são fundamentais para a criação de uma interpretação. É por isso que o fotógrafo deve entender e se preocupar com as cores na hora de fotografar.

Então estude, experimente e crie na hora de compor suas fotografias, te ajudará muito para o desenvolvimento de um olhar mais crítico e detalhista.

Fonte: Fotografeumaideia/ Diegorodrigophotography/ Fotografia-DG

Tags: , , , ,