Skip to content

Fotografia: Mais Detalhes com HDR

from the blog www.stuckincustoms.com
(Alphacorders)

Você já se perguntou alguma vez, por que aquela cena/paisagem linda não é retratada da mesma forma em uma fotografia?
Pois bem, os nossos olhos são as melhores câmeras, qualquer câmera que você utilizar não será capaz de captar aquilo que nossos olhos estão vendo.

Mas porque?
Porque os nosso conjunto ótico possui a capacidade de compensar as diferenças de luminosidade em um ambiente naturalmente.

Já a câmera não consegue compensar a luz e sombra de forma correta, porém é possível configurar os ajustes da câmera para apenas um ponto da cena. Conseguindo tirar fotos escuras, médias e claras, que são atributos de uma paisagem real. Os nossos olhos conseguem enxergar isso, já a câmera não.

É aí que entra a técnica de HDR, uma forma de compensar as diferenças manualmente…

O que é HDR?

Na teoria, a sigla HDR significa High Dynamic Range – (Alto Alcance Dinâmico), é uma técnica para imagens digitais que faz ter o máximo de detalhes, mesmo quando a cena a ser fotografada tem muito contraste, conseguindo mostrar os detalhes na sombra e na luz ao mesmo tempo, sem perder informações, se aproximando mais da realidade.

detalhes
(Por: Cláudia Regina – Dicas de Fotografia)

Como é Utilizado?

Usar sempre um tripé e escolher uma paisagem parada para evitar borrões. É indicado tirar no mínimo 3 fotos simultâneas com exposições diferentes, (alternando apenas a velocidade do obturador), assim capturando vários tons de luz e sombra.

Depois disso utiliza-se a opção de HDR de um programa especifico: (Photomatix, Photoshop, etc), e o próprio programa faz a junção das fotos de exposições diferentes, e resulta em uma foto final rica em detalhes e mais parecido com o que vemos com nossos olhos.

Veja alguns exemplos a baixo:

resultado
(Por: Cláudia Regina – Dicas de Fotografia)

284_hdr_03
(Por: Erica Dal Bello – Photopro)

284_hdr_02
(Por: Erica Dal Bello – Photopro)

Para ficar mais claro, assista este vídeo:

Fonte: claudiaregina/ dicasdefotografia/ tecmundo/ photopro/ ericadallbelo/ beginnersfotografia

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *