Skip to content

Dicas para deixar suas fotos do Instagram como se fossem profissionais

No começo, o Instagram veio com a proposta de ser uma rede social de fotos instantâneas, que não exigia qualidade e muito menos criatividade dos usuários que até então não tinham muito conhecimento sobre o mundo da fotografia. Mas com o passar do tempo muitos olhares se voltaram para essa rede social, olhares de empresários, fotógrafos, artistas que usam o Instagram como seu portfólio pessoal, como ferramenta para divulgar sua marca/serviço.

O interessante é que o Instagram não distingue e nem classifica os usuários, a única forma de se destacar no meio de milhões usuários no Instagram é através das curtidas e seguidores, e para conseguir tanto um quanto outro, não basta a foto está bem enquadrada, também é necessário ter um toque de criatividade em cada click.

Embora a criatividade seja algo muito particular, os truques para uma boa foto já não são, e quando aprendidos e colocados em prática, trazem um resultado gratificante e lindo de se admirar.

Confira algumas dicas que vão ajudar você na hora de fotografar:

1 – Opte por fotos horizontais na hora de fotografar

Foto: Reprodução/techtudo

 

Temos em mente que imagens na horizontal podem achatar, engordar, enfim, fazer com que a pessoa/objeto fotografado fique maior do que realmente é. Bem, isso até pode acontecer com uma câmera convencional, mas para o Instagram fotos na horizontal podem fazer toda a diferença, ainda mais na hora de cortar a foto para o formato da rede social

 

2 – Fotos centralizadas são ideais para o formato quadrado do Instagram

Foto: Reprodução

 

Como o formato das publicações do Instagram são quadradas não há nada de errado em usar e abusar da centralização de objetos/pessoas nas imagens, ainda mais se elas forem o foco da foto, dessa forma o contexto fica equilibrado e o que deve ficar em evidencia fica no meio.

 

3 – Sob Sol forte, tome cuidado com a exposição para a foto não “estourar”

Foto: Reprodução/Renata Pineze

 

Não existe iluminação melhor que a iluminação solar, fotos a luz do dia ficam com um brilho natural e em muitos casos nem precisam ser tratadas, mas tudo em excesso faz mal, por isso é necessário ficar atento com a exposição, provavelmente será necessário alterar o tom e exposição de acordo com o que está sendo fotografado, para evitar que a imagem estoure, ficando muito branca.

 

4 – Fotos repetitivas, sobre a mesma coisa, torna o perfil cansativo

Foto: Reprodução

 

 

Como disse no tópico anterior, tudo em excesso faz mal, e não seria diferente com os perfis no Instagram. Pessoas que postam imagens muito repetitivas, com o mesmo tema tendem a ˜enjoar” os seguidores, por isso o ideal é variar, postar coisas que despertem o interesse, mesmo se seu perfil for sobre culinária, vale a pena investir em outras pastagens além de comida.

 

5 – Aplicativos Extras

Foto: Reprodução/techtudo

 

O Instagram possui muitas ferramentas para o aprimoramento da foto, mas são recursos limitados comparado com outras ferramentas de edição de imagem. Se você não quer ficar restrito às ferramentas que o Instagram disponibiliza, aqui vai duas opções:

VSCO Cam, gratuito para Android e iOS
Câmera +, pago e disponível somente para iOS.

 

Fonte: techtudo

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *