XRite-ColorChecker-Passport

Em questão de qualidade de fotografia, não podemos apenas confiar em nossos olhos para medir a as cores corretamente. Os nossos olhos podem acabar enganando quando for preciso definir corretamente as luzes e cores em um trabalho fotográfico.

Por isso o auxilio de um ColorChecker é muito importante, é um cartão quadriculado de 24 quadrados cientificamente preparados numa vasta combinação de cores para representar os temas cotidianos, como a pele humana (clara e escura), o azul do céu…

Basicamente sua aplicação na fotografia é para fotometria de cena, para isto, o cartão deve estar recebendo a luz incidente da mesma maneira que o objeto a ser fotografado, seja luz natural ou flash. Mas se a iluminação mudar é necessário fazer novamente.

color

Mas como funciona?

Realmente é bem simples. Vamos por partes:

– Utilize o alvo cinza para fazer o balanço de brancos da sua câmera na luz que vai ser utilizada para a seção de fotos (cada câmera cria o balanço de brancos personalizado de forma diferente).

– Tire a primeira fotografia (na mesma luz que será utilizada na seção) com os alvos coloridos. Essa primeira foto é muito importante porque será utilizada para criar o perfil de cores e para obter cores precisas nas suas fotos.

– Pronto, guarde os alvos e fotografe a vontade. Sejam retratos, paisagens ou fotos de produtos, uma festa de casamento ou a imagem de uma flor. O sistema de gerenciamento de cores é útil em todas as situações.

– De volta em casa (ou no estúdio) abra essa primeira foto que você fez com os alvos coloridos no Photoshop ou no Lightroom, clique no terceiro quadradinho cinza de baixo (para acertar o balanço de brancos) e salve essa imagem que está em Raw no formato DNG (Digital Negative).

– No software que é fornecido com o produto, abra essa imagem gravada em DNG e pronto: o programa vai criar automaticamente um perfil de cores para essa câmera, a lente utilizada e a situação de luz específica e vai gravar esse perfil no seu Photoshop ou Lightroom.

– Abra o Photoshop (ou LightRoom), clique no ícone da câmera (Câmera Calibration) e escolha o novo perfil criado como padrão.

Pronto! Agora você vai abrir o resto das imagens e vai usar essa calibração de câmera e balanço de brancos criado para acertar as cores de todas as fotos dessa seção. É simples e rápido. Em pouco tempo você vai acertar a cor e o balanço de branco preciso em todas as imagens. Depois vai tratar delas individualmente ou como preferir, para acertar tom, luzes, nitidez, etc. Mas a parte das cores já estará resolvida.

antes e depois

Dica Importante: Não toque nos alvos com os dedos. A gordura, sujeira ou suor das mãos vão mudar com o tempo a cor dos alvos e assim você não vai conseguir mais cores perfeitas!

Fonte: maniadefotografar/ newtonmedeiros/ marthagomes

Tags: , , , ,