Skip to content

5 Dicas para fotografar Paisagens

Hoje veremos aqui no Fotografia, dicas para tirar boas dotos de Paisagens. Um artigo, direto do site da Lonely PLanet (para quem não conhece, é quase uma National Geographic). São dicas super valiosas e fáceis de serem seguidas por qualquer um.

1- Isole Elementos

Foto de PaisagemNão ache que tudo precisa ser encaixado necessariamente na sua composição – só porque é uma foto de paisagem não quer dizer que precisamos sempre de um ângulo grande visão. Isole elementos que digam algo sobre aquele ambiente e complemente as fotos com todas as informações juntas.

Como sempre, para uma boa composição, deve haver um ponto de interesse que segure a atenção de quem está observando a imagem.

2- O horizonte deve estar retinho

Ao compor paisagens preste atenção no horizonte. Em primeiro lugar, ele deve estar nivelado. Se o céu estiver sem graça coloque o horizonte no terço superior do quadro. Se a parte de baixo da foto estiver sem graça coloque o horizonte no terço inferior, dando mais destaque ao céu. Se nenhum deles está interessante use o zoom para eliminar o excesso de “nada.”

3. Garanta uma boa profundidade de campo

Para conseguir nitidez do começo ao fim da paisagem use uma abertura mais fechada (f/16, por exemplo.) Combine isso com um ISO baixo (100, por exemplo) e lembre-se do tripé para conseguir velocidades mais baixas.

4. Preste atenção nos detalhes

Quando vemos uma cena interessante podemos encontrar cor, beleza e suas características principais. Mas também olhamos direto para linhas bem marcadas, latas de lixo e coisas feias. Antes de bater a foto preste atenção em elementos que não são tão bonitos assim para estar na sua foto.

5. Cuidado com sua sombra

Não fotografe acidentalmente a sua própria sombra (pessoalmente eu diria para não fotografá-la nem propositalmente) – tome bastante cuidado ao fotografar no começo ou no fim do dia pois as sombras ficam mais longas. Para evitar isso fotografe de uma altura mais baixa ou com a sombra batendo em uma área já sombreada da composição.

No Flickr dá para encontrar fotos lindas para se inspirar nos grupos Landscape & Wildlife Photos of the World e HDR Landscapes.

fonte: http://www.lonelyplanet.com/asia/travel-tips-and-articles/67578?affil=twitter-uktrack

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *